Pargo – Pagrus Pagrus




Tamanho mínimo autorizado: 20 cm

Comprimento: Tamanho máximo 91cm, comum 35cm

Corpo: Espinhos dorsais (total): 12; raios macios dorsais (total): 10-10; Espinhos anais 3; Anal raios moles: 8. prata rosado com um ponto indistinto amarelo em cada escala em cerca de metade superior do corpo, estas manchas dando um efeito de amarelo-listrado, uma cunha de amarelo em toda a interorbital e alguns amarela no nariz e no lábio superior, dorsal, caudal e peitoral rosa, quando adultos têm uma bossa na testa muito pronunciada.

Dentição: Quatro dentes caninos na mandíbula superior e seis na inferior.

Cor: Cor avermelhada (pargo rosa).

Habitat: Prefere fundos de pedra ou coral e vive normalmente desde a costa até aos 250 metros de profundidade.

Alimentação: Alimenta-se de crustáceos e moluscos.

Reprodução: A reprodução nesta espécie é anual. Nos Açores, o pargo reproduz-se entre Janeiro e Junho, com o pico da actividade de desova nos meses de Abril e Maio. Tal como muitos outros esparídeos, o pargo é uma espécie hermafrodita protogínica, ou seja, muitos indivíduos nascem e maturam como fêmeas e mudam depois de sexo, tornando-se machos (os indivíduos com menos de 30 cm de comprimento são sobretudo fêmeas, e os de grande porte sobretudo machos). Por esta razão, as fêmeas constituem normalmente 60% a 75% de uma população, mas em locais onde a pesca se faça com muita intensidade esta percentagem pode ser superior a 90%. Neste caso, a escassez de machos pode prejudicar seriamente a produtividade anual dessa população.

Distribuição: Atlântico este: Estreito de Gibraltar a 15 ° N (muito raro sul 20 ° N), incluindo a Madeira e as Canárias; Mediterrâneo e ao norte das Ilhas Britânicas. Atlântico Ocidental: Nova York, E.U.A. e norte do Golfo do México até a Argentina, incluindo a costa continental do Mar do Caribe.

Família: Sparidae.

Iscos: Sardinha, pedaços de peixe, iscas vivas como a cavala lulas e chocos.

Culinária:


Partilhar:


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *