O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player


  Início

  Noticias&
  Reports

  Artigos

  Destinos

  Loja Online

  Fotos

  Filmes

  Blogs de Pesca

  Equipamentos

  Tutoriais

  Informações

  Outras Coisas

  Colaboradores

  Parceiros

  Newsletter

  Comentários


  

  Coordenador &
  Digital Designer :
   José Luis Costa

  Conteudos:
   Veja Colaboradores

  Publicidade:
   Contacto

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Entrevista com Filipe  Cintra

Filipe Reis Cintra

Local: Faro, Algarve - Website: http://diasdefaina.blogspot.com/ - Clube representante:  GCN FARO
PE - Como é que a pesca desportiva entrou na sua vida?

FC – A pesca está-me no sangue…bisneto, neto, sobrinho, filho de pessoas ligadas à pesca, lúdica e profissional. Se a pesca não fizesse parte de mim, provavelmente tinham-me trocado na maternidade!

PE - Tens algum mentor na pesca? Alguém a que tu possas chamar de “mestre”?

FC – Mentor não tenho nenhum, tenho sim um tio-avô que sempre viveu do e para o mar, daquelas pessoas que costumo dizer que no sangue lhes corre sal e que entre os pelos têm escamas. Ensinou-me muitas coisas, essencialmente aqueles truques e manhas que não vêem nos livros e sobretudo o que acho mais importante na pesca, que é pescar com a nossa cabeça.
PE - E a pesca de competição? Como surgiu?

FC – Por brincadeira e através do convite de amigos.

PE – Até ao momento quais são os teus melhores resultados desportivos?


FC – Não sei, não ligo muito a isso. Já andei em todas as divisões, neste momento estou na 1ªDiv. Sinceramente teria de ver qual a classificação de cada ano para saber. Assim de cabeça não sei nenhuma. Já venci alguns bons concursos, mas não ligo a esses números. Estou na competição sobretudo por 3 motivos: Aprender, conhecer e conviver. O resto é sempre muito menos importante.

PE - O que mais te marcou neste trajeto competitivo?

FC – Sobretudo o conhecer novas pessoas, novas localidades e sentir que sou bem recebido em todos os “pesqueiros”.

PE - O que achas que um atleta deve fazer para chegar ao topo da pesca de competição?

FC – Aprender com os colegas/adversários. Pescar com a sua própria cabeça. Crer nas suas apostas. Ir ao mar com frequência. Nunca baixar braços. E neste momento, ter condições para isso para o fazer.


PE - Como Atleta federado o que achaste do campeonato de 2011?

FC -
Achei o mesmo que nos outros anos, muita coisa bem feita, e outras mal feitas. Das mal feitas a maioria seriam facilmente bem feitas, para isso houvesse vontade.

PE - Estamos já a pouco tempo do inicio do campeonato, e este ano de 2012… como é que vai ser na tua opinião?

FC - Não sei, sinceramente ando bastante desmotivado por questões pessoais, no entanto espero algumas mudanças para melhor…

PE - Com esta crise que se houve falar todos os dias, como vês o futuro da pesca de competição em Portugal?

FC - Não vejo grande futuro. Se nada mudar provavelmente teremos as competições apenas com atletas que vivem da pesca e com atletas a quem as dificuldades económicas não tocam. São demasiados custos para os frutos que se obtêm. Penso que existirá muito boa gente a desistir. Será talvez a melhor altura para se repensar a competição noutros moldes, quais não sei, só sei que convém que sejam menos dispendiosos para atletas e clubes.
PE - Na tua opinião, deveria haver mais apoios a nível das marcas nacionais para apoio desta modalidade? Em que sentido?

FC -
Claro que sim, mas não só das marcas nacionais. Por exemplo, todas as marcas de pesca têm vestuário próprio, mas que lucro obtêm em Portugal com a venda desse vestuário? Sinceramente conheço umas centenas de pescadores e é raro aquele que dá 100€ por um casaco da marca XPTO ou 60€ por umas calças. Não seria proveitoso para as marcas oferecer esse vestuário aos atletas apenas com o compromisso de estes a usarem, obtendo daí uma enorme publicidade? Bem sei que já existem algumas marcas que o fazem, mas são muito poucas. Não seria útil para as marcas, principalmente Portuguesas, ajudar os atletas que maior representatividade têm a nível nacional/internacional? Acho que basta olhar para o exemplo que temos em Itália. Sinceramente acho que as marcas não se preocupam nada com os pescadores, querem é vender.

PE- Quais os locais que mais gostas de pescar a nível de provas?

FC – Gosto de pescar em praticamente todo o lado, pois cada local tem as suas especificidades. Agora gostaria de pescar em outras tantas zonas que nunca pesquei mas que sei que neste momento têm excelentes condições.

PE - Algum sitio em particular que gostasses de pescar em competição, ou lazer?

FC - Sobretudo nas Costa Alentejana. É uma zona com bastante peixe que já apresenta boas condições. Ora ai está uma boa pergunta a colocar no questionário anteriormente referido.

PE – Pescas com que cana(s)? e carreto(s)

FC – Canas: Triana Terminator 3 e Vega Zoom Boat ambas de 3-4m
Carretos: 2x Tica Taurus 6000

PE – Que linhas e anzóis preferes?


FC - Tanto em termos de linhas como de anzóis sou multi marcas, mas uso maioritariamente linhas da Seaguar e Anzois da Sansame.

PE - A federação de pesca de alto mar vai ter eleições brevemente; esperas que esta nova direção deva fazer algo diferente ou manter o mesmo sentido da anterior?

FC - Espero sinceramente que alterem algumas coisas. Dou um exemplo como tão facilmente se podia fazer tanto. Mandar para os clubes um simples inquérito para os atletas preencherem onde se questionaria as mais diversas matérias. Lembro-me por exemplo das questões que se fala entre atletas antes das provas como: Iscos, datas das provas, horários de provas, esquemas de rotação, comissários, etc etc. Qualquer que seja a próxima direcção, saberá com certeza quais os assuntos que os atletas falam e debatem.
PE – O que gostarias de ver alterado nos atuais regulamentos da competição?

FC - Alguns dos pontos referidos no tal questionário que referi.

PE - Sugestões para melhorar a Pesca de Competição?


FC – Ouvir os pescadores.

PE - Atualmente, qual ou quais os teus pescadores preferidos? Nacionais e estrangeiros?


FC – Não tenho.
PE - Que tipo de pesca embarcada gostas mais de fazer?

FC – Gosto de muitas… jigging, fundo ligeiro, fundo de espera, corrico aos robalos, pesca ao tento na espuma, etc etc. Pena não ter, nem tempo, nem condições financeiras para as fazer tantas vezes como gostaria.

PE - Que conselho dás aos mais novos que estão agora a começar?

FC – Sejam humildes, aprendam com os que sabem mais e com os que sabem menos que vocês. Pesquem com a vossa cabeça, pensem no que fazem e porque o fazem. Não copiem, adquiram conhecimentos e adaptem-nos à vossa realidade.

PE - Para além da pesca embarcada quais são as outras modalidades de pescas que praticas?


FC – Pesca à bóia, sinceramente é a que me enche mais as medidas. É a modalidade onde usufruo de todos os prazeres que a pesca me pode dar.
PE - Algum agradecimento especial?

PP – Agradeço sobretudo a todos que nutrem amizade por mim.
 
 
Share |
 
 


CURRENT MOON

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Privacidade Copyright © 2010 - 2014 www.pesca-embarcada.com Sobre