O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player


  Início

  Noticias&
  Reports

  Artigos

  Destinos

  Loja Online

  Fotos

  Filmes

  Blogs de Pesca

  Equipamentos

  Tutoriais

  Informações

  Outras Coisas

  Colaboradores

  Parceiros

  Newsletter

  Comentários


  

  Coordenador &
  Digital Designer :
   José Luis Costa

  Conteudos:
   Veja Colaboradores

  Publicidade:
   Contacto

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Entrevista Paulo Patacão

Paulo Alexandre Patacão Rodrigues
Clube Companhia doa Mares
Inicio na competição 2010

PE - Como é que a pesca desportiva entrou na sua vida?

PP – A pesca desportiva começou pelos meus 10 anos na companhia do meu avô e posteriormente com o meu pai também. Mais tarde, já perto dos meus 20 anos, fui convidado por um amigo, para fazer uma pescaria embarcada e desde aí que este tipo de pesca me fascinou.

PE - Tens algum mentor na pesca? Alguém a que tu possas chamar de “mestre”?

PP – Não posso dizer que tive um mestre, mas que fui aprendendo com várias pessoas ao longo dos anos que pesco. Estamos sempre a aprender e vamos melhorando os nossos conhecimentos com todos com que pescamos quer em competição quer em jornadas de pesca normais.
PE - E a pesca de competição? Como surgiu?

PP – A competição começou por um convite do meu grande amigo Ivo Machado, para ingressar no Clube Naval de Sesimbra.
Actualmente estou na Companhia dos Mares, onde tenho grandes e bons amigos e onde me sinto muito confortável e por lá espero ficar por muito tempo.

PE – Até ao momento quais são os teus melhores resultados desportivos?


PP – O meu percurso na competição ainda é muito curto, pois só comecei a competir em 2010, mas sem dúvida que este ano fui bem sucedido conquistanto o titulo de campeão da 2ª div nacional e o troféu Bocage.

PE - O que mais te marcou neste trajeto competitivo?

PP – Ao longo deste 2 anos de competição o que mais me marcou foram sem dúvida as amizades que construímos e o espírito de camaradagem que existe entre os praticantes desta modalidade.

PE - O que achas que um atleta deve fazer para chegar ao topo da pesca de competição?

PP – Na minha opinião a humildade, inteligência, muito trabalho, paixão pela pesca e um pouco de sorte são os ingredientes para se chegar ao topo.

PE - E para o ano que vem 2012?


PP – 2012 vai ser um ano de muito trabalho, pois agora na 1ª Divisão as coisas são mais difíceis certamente, no entanto vou tentar manter o meu melhor nível e proceder sempre como até aqui.

PE - Como vês o futuro da pesca de competição em Portugal?

PP – Na pesca embarcada vejo que o nível está cada vez mais alto, os atletas investem cada vez mais em bons equipamentos e treinos, isto levará, com certeza, a que o nível competivo seja muito elevado o que poderá trazer bons resultados quer nacionais quer internacionais.

PE- Quais os locais que mais gostas de pescar a nível de provas?

PP – Dos locais em que já competi os que mais gosto são sem duvida Sétubal, Vilamoura e Aveiro

PE – Pescas com que cana(s)? e carreto(s)

PP – Das várias canas com que tenho pescado há duas que merecem o meu destaque, a Maver Elite Boat 400 e a NBS Tornado Teleboat, no que toca a carretos sem dúvida a Shimano.

PE – Que linhas e anzóis preferes?


PP – Nas linhas a minha preferência vai para a Seaguar, Fastama da Tubertini e Flomax ION da NBS, nos anzóis a Sasame, Gamakatsu e AWA-SHIMA.

PE – O que gostarias de ver alterado nos atuais regulamentos da competição?

PP – Julgo que de uma forma geral os regulamentos estão bem, pois tem vindo a ser um trabalho de alguns anos onde as mudanças que foram efectuadas têm sido em benefício da verdade desportiva. Algumas coisas poderam certamente ser modificadas, nomeadamente algumas medidas de peixes e bonificações, o que certamente melhorava a competição nalguns locais do Pais, como por exemplo Setúbal, em que muitas safias tem a medida obrigatória de lei mas não tem a medida oficial de competição, facto este que não está a beneficiar o atleta que mais trabalha em prova, mas sim o que por vezes tem mais sorte.

PE - Sugestões para melhorar a Pesca de Competição?


PP – Julgo que deveria existir mais condições e facilidades para que os atletas e clubes participem com a federação na organização e regulamentação da competição. A grande parte dos pescadores simplesmente critica “em cima da muralha”, mas ao fim de contas ninguém ajuda nem participa, criticar é muito mais simples. Com tão poucos apoios, a união dos atletas e clubes é muito importante para melhorar esta modalidade que tanto gostamos.
PE - Atualmente, qual ou quais os teus pescadores preferidos? Nacionais e estrangeiros?

PP – A nível nacional, entre os atletas com que privei, a minha preferência vai para o Fernando Hilário, a nível internacional ainda não tive o prazer de privar com ninguém mas pelo que tenho visto e conversado com colegas meus de equipa a minha escolha recai sobre o Marco Volpi

PE - Que tipo de pesca embarcada gostas mais de fazer?


PP – Nunca tinha pensado bem nesta questão, entre os tipos de pesca embarcada que já pratiquei gosto de todos e todos me dão satisfação, gostava de praticar jigging mas ainda não surgiu a oportunidade, no fundo gosto mesmo é de pescar.
PE - Que conselho dás aos mais novos que estão agora a começar?

PP – Muito treino, paciência, que estejam atentos aos pescadores mais experientes e que se aconselhem com eles e muita paixão pela modalidade que certamente os resultados vão aparecer.

PE - Para além da pesca embarcada quais são as outras modalidades de pescas que praticas?


PP – Praticamente só pratico pesca embarcada, já fiz algumas jornadas de spinning mas o tempo disponível não tem sido muito.

PE - Algum agradecimento especial?


PP – Gostava de agradecer a todos os que me têm ensinado e em especial à minha família que sempre me tem apoiado no tempo que se investe na pratica desta modalidade.
 
Share |
 
 


CURRENT MOON

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Privacidade Copyright © 2010 - 2014 www.pesca-embarcada.com Sobre